terça-feira, 12 de julho de 2011

400 Anos dos Batistas





DEZ BATISTAS DE DESTAQUE NO BRASIL

1
WILLIAM BUCK BAGBY (1855-1939)
Missionário norte-americano, veio para o Brasil em 2 de março de 1881, tendo ficado aqui até sua morte. Teve uma visão nacional para os batistas brasileiros. De Santa Bárbara, onde chegou e fundou uma igreja, foi para Salvador, onde fundou uma igreja, e depois para o Rio de Janeiro, onde fundou a Primeira do Rio. Fundou ainda outras igrejas.

(William e Anne Bagby)

2
W.E. ENTZMINGER (1859-1930)
Missionário norte-americano, chegou a Salvador em 1891. Comeceu atuando em Recife, na área de educação teológica. Depois, foi para o Rio de Janeiro, onde fundou e dirigiu O Jornal Batista, que teve papel de destaque na formação do pensamento batista.

3
SALOMÃO LUIZ GINSBURG (1867-1927)
Filho de rabino (daí autodenominar-se "um judeu errante no Brasil"), chegou ao Brasil como missionário congregacional. Decidiu ser batizado por imersão e pouco depois foi nomeado missionário da Junta de Richmond. Implantou igrejas batistas em vários estados brasileiros. Criou o Cantor Cristão. Participou da fundação do Seminário do Norte.

(SALOMÃO LUIZ GINSBURG)

4
THEODORO RODRIGUES TEIXEIRA (1871-1950)
Sua influência se deu por meio do Jornal Batista, de que foi secretario de redação por cinco décadas. Foi diácono da Primeira Igreja do Rio e membro fundador da Segunda. Sua coluna (Perguntas e Respostas), assinada como TRT, moldou parte do jeito de ser batista no Brasil.

5
W.C. TAYLOR (1886-1971)
Autores de vários livros de teologia, da exegese à sistemática, tornou-se por décadas um padrão em termos doutrinários no Brasil. Atuou no pais por 41 anos, envolvendo-se aguerriamente em polêmicas com outros evangélicos e mesmo entre batistas.

6
LEWIS MALEN BRATCHER (1888-1953)
Foi o diretor-executivo (chamado, á época, de secretário-correspondente tesoureiro) da Junta de Missões Nacionais por quase 28 anos (1926-1953). Chegou a ser chamado de apóstolo do sertão, pois foi em sua gestão que houve um despertamento pela evangelização do interior do Brasil, sobretudo nos vales dos rios Tocantins e São Francisco.

7
JOÃO FILSON SOREN (1908-2002)
Filho do também pastor Francisco Fulgencio Soren, João Filson Soren foi pastor da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro por cinco décadas, reitor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e presidente da Convenção Batista Brasileira várias vezes. Serviu como capelão do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial na Itália.



(JOÃO FILSON SOREN)

8
JOSÉ DOS REIS PEREIRA (1916-1991)
Dirigiu por vários anos o Jornal Batista e foi também secretario várias vezes da Convenção Batista Brasileira. Autor de vários livros, alguns de história, estimulou fortemnete a obra missionária estrangeira.

9
DAVID GOMES (1919-2003)
Sucedeu a Bratcher na direção da Junta de Missões Nacionais (1954-1968) e manteve a chama por missões nacionais nos corações dos batistas brasileiros. Foi pastor também de igreja local (Tijuca e Esperança, no Rio de Janeiro). Fundou em 1949 a Escola Bíblica do Ar (Ebar), pioneira na pregação pelo rádio. Assinou a coluna "Perguntas e Respostas" no lugar de Theodoro Teixeira.



(DAVID GOMES)

10
WALDEMIRO TYMCHAK (1937-2007)
Era pastor da Igreja Batista Boas Novas (São Paulo, SP), quando foi escolhido para dirigir a Junta de Missos Mundiais, onde serviu por 28 anos e consolidou o esforço dos batistas na evangelização mundial.