segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sofá Vazio



Não deixe seu sofá ficar vazio


Estudo realizado na reunião da MCA com base no artigo da revista. Visão Missionária escrito por: Marília Anselmo Viana da Silva Berzins.( Primeira Igreja Batista do Brás)
Importantíssima essa reflexão. Vivemos num mundo onde determinada época da vida temos tantas e tantas coisas pra fazer. Casa para cuidar, filhos, uma vida cheia de compromissos, e, chega o momento em que os filhos se vão, ou ás vezes ocorrer a viuves, enfim tantos acontecimentos e vemos o nosso sofá que sem´pre estava ocupado( muitas vezes até com uma certa disputa em escolher um lugar para sentar) agora está vazio.
O sofá aqui é uma forma de expressão " uma figura de linguagem"  é uma maneira de dizer se o nosso sofá( rede de relacionamentos) ficou vazio de repente.
1) Deus nos fez seres de relações sociais: precisamos uns dos outros.( Disse mais o Senhor Deus. Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea- Gênesis-2.18)
O primeiro exemplo de relacionamento humano é oferecido por Adão e Eva.
Há várias formas de nos relacionarmos com as pessoas. Algumas pessoas tem mais facilidade de se relacionar do que outras.Precisamos usar nossa maturidade, sabedoria e conhecimento para cultivarmos os nossos relacionamentos de maneira que eles possam ser duradouros.
2) Uma boa maneira de não deixarmos que o nosso sofá fique vazio no envelhecimento ou em qualquer etapa da vida é investir em relacionamentos interpessoais.
Se quisermos companhia, apoio, afeto e amor dos outros,precisamos também doar esses sentimentos. Se formos pessoas egoístas, chatas, ranzinzas, muitas pessoas não vão querer sentar conosco no nosso sofá.O envelhecimento não é um processo igual para todas as pessoas.Há diferenças em cada pessoa, determinada pelo fator social, político, econômico, cultural e também pelo acumulo das experiências individuais adquiridas ao longo de sua história de vida.
Ao mesmo tempo em que perdemos relacionamentos no curso da nossa vida também adquirimos novos relacionamentos. Se apenas perdemos e não adquirimos novos amigos e companheiros há evidências de problemas. Para que seu sofá não fique vazio é importante adquirir novos relacionamentos e novas amizades fundamentados na compreensão de que nós e as demais pessoas não somos perfeitas.
3) Solidão na velhice
O remédio para a solidão é enfrentá-la através de um relacionamento íntimo com Deus e na busca de relacionamentos com outras pessoas. Podemos também ir em busca de relacionamentos rompidos no passado e dar uma segunda ou terceira chance de amizades.
4) Relacionamentos intergeracionais
É muito importante para as pessoas idosas desenvolver relacionamentos com as pessoas mais novas.Ele se apresenta como um excelente caminho para romper com a solidão. Crianças, adolescentes, jovens e adultos podem transmitir aos mais velhos novos valores e comportamentos assim como os mais velhos podem ajudar aos mais novos, valores e tradições adquiridas ao longo da vida. É uma relação de troca e aceitação.
O relacionamento com diferentes gerações pode nos ajudar a evitar que o nosso " sofá" fique vazio na medida em que vamos substituíndo pessoas que já foram embora dessa vida e trazendo outras pessoas para trocarmos nossas experiências.

Em Provérbios 27.9-10 a bíblia nos diz: " o óleo e o perfume alegram o coração, assim é o doce conselho do homem para seu amigo. Não abandone o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe"
Não deixe seu sofá vazio.