terça-feira, 17 de abril de 2012

Família e o desenvolvimento da fé da criança


Certo dia, um homem ao ouvir sua mulher dizer-lhe que um homem de Deus tinha prometido que ela ficaria grávida fez a seguinte oração: “Ó Deus Eterno, peço que mandes de volta o homem de Deus que enviaste, para ele nos dizer o que devemos fazer com o menino quando nascer” (Juízes 13.8). Este episódio está registrado no livro de Juízes, capítulo 13 e ensina uma importante lição às famílias, que nada mais é do que a dependência de Deus na criação dos filhos.
Os pais são os principais modelos de fé que as crianças têm. São eles que estão em contato diário com os filhos e estes vão assimilando as atitudes e os valores deles através do convívio que mantém com eles. Por esta razão que Deus orientou aos pais a aproveitarem todas as oportunidades que tinham para ensinar as leis aos seus filhos (Deuteronômio 6.5-8) e buscarem nele a sabedoria para educá-los.
A criança vai formando a imagem de Deus a partir das primeiras experiências de relacionamentos que os pais estabelecem com ela. A partir dos cuidados e do carinho que recebe nos primeiros anos de vida, ela vai aprendendo a confiar nas pessoas e a base da fé em Deus é a confiança. Mais tarde, a criança passará a imitar o exemplo daqueles com os quais mantém relacionamentos. Caso esses exemplos sejam de pais que demonstram no seu dia a dia compromisso com o Senhor, a criança receberá essa influência que também irá contribuir para o desenvolvimento de sua fé.
As histórias bíblicas que ouve, os versículos bíblicos e os cânticos  que lhe são ensinados ajudam a criança a entender o mundo a partir da visão bíblica que está recebendo daqueles que são os seus principais educadores, ou seja, a família.
À Igreja, cabe a responsabilidade de ajudar os pais na educação cristã das crianças, conscientizando-os do valor que a família tem no desenvolvimento da fé. O que a criança recebe nos primeiros anos de sua vida é o que ficará para a vida inteira. Ela vai aprender a fé através da imitação, identificação e instrução, que lhe são dados por aqueles que convivem diariamente com ela.
A criança tem uma alma que precisa de salvação e ao receber as instruções baseada na Verdade, que é Jesus, terá condições para fazer escolhas acertadas durante sua vida. Para tanto, é importante que haja investimento em sua educação cristã para que possa crescer na certeza de que pertence ao reino da Luz e como membro desse reino possa brilhar no mundo como estrela, refletindo a Luz de Jesus.
Lidia Barros Pierott

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Educação Cristã

Desafios á Pratica da Bíblia para ser Padrão de Integridade

" Meus filhos, por quem sofro de novo dores de parto, até que Cristo seja formado em vós" Gálatas 4.19

Mês de Abril:
" Ser como Cristo praticando a Bíblia na certeza da esperança do Cristo vivo"
Divisa: I Tessalonicenses 1:9-
" Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,"