quarta-feira, 23 de junho de 2010

Débora

Débora


“ Abelha Operosa”

Só de fato da palmeira ser identificada como “ de Débora” nos evidencia isto. O nome desta esposa de Lapidote, de quem pouco sabemos, quer dizer “ abelha”, de onde podemos tirar o significado de trabalhadora, operosa. De tal forma sua atuação era positiva e benéfica que o lugar onde assistia ao povo passou a ser chamado de “ a palmeira de Débora”. O fato se torna mais marcante, ainda quando lembramos que estamos diante de um povo que não estava acostumado à liderança feminina. Débora por assim dizer, é a primeira mulher líder a surgir na palavra de Deus.


O fato dos filhos de Israel “ subirem para julgamento” diante dela é sumamente significativo. Deveria ser ela uma pessoa realmente diferente, especial que, como profetisa, julgava o seu povo em seus problemas e dificuldades. Eles poderiam procurar outros juízes em suas próprias terras, mas faziam questão de subir as montanhas de Efraim, entre Rama e Betel, pois sabiam que ali estava alguém que representava para eles o poder de julgamento que viria dos céus.

Sua integridade, dependência de Deus e coragem vão se fazer notórias em todos os fatos que cercam sua vida. Como mulher irá conduzir o seu povo em guerra em busca da libertação, de uma forma inteligente e sábia, o que fará Israel alcançar a vitória. Débora é um exemplo de liderança para nossos dias. O povo vinha a ela. Buscava o seu parecer. Tinha confiança no seu bom senso e decisão. Quando ela chegava ao local onde ela julgava, o povo sabia que estava diante de alguém que decidia sob a orientação de Deus.

EBD- 2008

Nenhum comentário: