quinta-feira, 16 de junho de 2011

Educação Cristã Missionária

Desde o dia 23 de Junho de 1983 esta data é dedicada  ao " Dia da Educação Cristã Missionária".
A educação para missões começa em casa, continua na igreja, e se aprofunda nas escolas teológicas e nas agencias missionárias, quando existir uma vocação específica para a obra de missões. Prosseguirá , então no campo missionário e nos programas de treinamento e reciclagem. Porém mesmo que não haja um chamado pessoal para ir ao campo missionário, todos tem que aprender sobre missões. A igreja local deve prover a educação missionária de todos os seus membros, desde as criancinhas até os anciãos. Sendo missões a tarefa da igreja de Jesus Cristo no mundo, todos devem estar envolvidos, pois ela é cumprida não apenas pelos que vão aos campos, mas também pelos que oram, sustentam, estudam, promovem, e fazem missões acontecer..
1) Bases bíblicas da educação cristã missionária.
O missiólogo e missionário Don Richardson, referindo-se  ao texto da chamada de  Abraão, em Gênesis 12.1,2 declara:" Os seguidores de Cristo em todo o mundo, através dos séculos, poderiam ter tido cem vezes mais vigor missionário se professores de seminários, pastores e professores  da escola dominical tivessem compreendido e comunicado este tema central como a Bíblia o faz"Ele chama o tema da aliança abrâmica, de "espinha dorsal da Bíblia" afirmando que, assim como Abraão, também a igreja de Cristo é chamada a abençoar todas as famílias da terra.
2) Uma visão da  missiologia
A capacitação e treinamento de vocacionados para o exercício da obra missionária requer o estudo da ciências de missões, a Missiologia, um ramo do ensino teológico e disciplina  técnica relativamente nova, em comparação com outras disciplinas clássicas. De fato, a Missiologia tem conquistado muito lentamente o seu caminho dentro do currículo teológico. O termo " missiologia" é composto de uma palavra latina - missio, e uma grega- logia. Esta composição descreve o resultado de uma fusão da missão de Deus com a natureza humana, demonstrando o que acontece quando o ser humano redimido, homem ou mulher, se torna o agente da missão de Deus no mundo, ou seja quando a missão de Deus se torna a tarefa do Seu povo eleito.
3) SEC   e CIEM - Duas instituições de ensino missiológico
Os Batistas têm sido reconhecidos como uma denominação missionária. Desde 1791, quando o pastor batista inglês William Carey, decidiu-se a ir como missionário para a Índia, inaugurou-se o grande movimento missionário chamado de Missões Modernas, o qual deu origem à expansão dos Batistas no mundo, alcançando o Brasil   através dos Batistas do Sul dos EUA, no século 19.
A 15 de outubro de 1882 foi organizada em Salvador, BA, a Primeira Igreja Batista para Brasileiros. A partir deste início, surgiu a Convenção Batista Brasileira, que em sua primeira reunião, em junho de 1907, criou essas duas agencias missionárias; a Junta de Missões Mundiais e a Junta de Missões Nacionais, ambas em plena atividade há 103 anos, evangelizando o Brasil e o mundo. Já no ano seguinte, em 23 de junho de 1908, foi organizada a União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil, cujo propósito, desde o início, foi o de orar e trabalhar por missões. No cumprimento deste propósito, a UFMBB, mantém e administra duas casa de ensino e treinamento de jovens para o ministério cristão; o SEC, Seminário de Educação Cristã, fundado em 1917, no Recife, e o CIEM, Centro Integrado de Educação e Missões, fundado em 1922 no Rio de Janeiro.
Nestas duas escolas, os vocacionados encontram ambiente acadêmico e espiritual propício ao seu preparo. Aí podem cursar Educação Religiosa, Ministério Social Cristão e Missões nos níveis Médio, Superior com Habilitações, na Especialização e no Mestrado. São treinados em estágios supervisionados e prática ministerial, em suas respectativas áreas de formação. Seu caráter cristão é desenvolvido e aprimorado nos cultos, no mentoreamento, na capelania, nos relacionamentos inter-pessoais. Saem, então, para seu campo de missão como obreiros provados e provados, aptos para o Reino de Deus ( 2 Tm.2.15; Lc 9.62).
" Que se faça súplicas  e intercessões para que o Mestre levante mais obreiros e sustente os que já estão nos campos ( Mt 9.37,38) Que ofertas de amor sejam levantadas por todos os que amam a vinda do Reino de Jesus, e investimentos sejam feitos na vida e no preparo daqueles que Ele tem convocado. Que muitas ações de graças sejam erguidas a Deus pelo ministério das mulheres batistas brasileiras, a qual extrapola as fronteiras do Brasil, e avança ao encontro do mundo perdido. E que tudo isto acrescente glória e louvor a Deus para todo o sempre."

A Igreja de Jesus Cristo precisa. em todo lugar e em cada período, repensar teologicamente sua identidade e tarefa missionária, tendo como base o estudo da Palavra de Deus em referência ao contexto atual. Precisamos entender a questão missiológica com interdisciplinar envolvendo as disciplinas bíblicas e teológicas, a História, além da Ética, da Hermenêutica, da Ciência, da Religião e outras disciplinas seculares, tais como Antropologia, a Sociologia, a Estatística e a Comunicação. Devemos ouvir o que a Palavra de Deus nos diz com relação á missão do seu povo, pois entendemos que a teologia bíblica poderá contribuir do significado dos escritos divinos.

fontes: Revista Visão Missionária- ( Milzede de Moura Barros Albuquerque)
          Curso de Missões-  Timóteo Carriker

Nenhum comentário: