terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Febe- Uma mulher de negócios

Em Romanos 16- 1 e 2 lemos sobre Febe.
" Recomendo-vos a nossa irmã Febe que é serva da igreja que está em, Cencreia; para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim em particular".
No primeiro século cristão, o correio imperial de Roma não aceitava correspondências particulares. Uma  epístola como essa de Paulo à igreja em Roma, teria que ser enviada por alguém  em que ele depositava muita confiança. Provavelmente Febe fez a viagem longa, difícil e perigosa de Cencréia até Éfeso, por terra, donde teria embarcado para Roma.
Paulo faz as seguintes referências a Febe; Primeiro , diz ser ela nossa irmã. Fazia parte da família de Deus.
Segundo, Febe era serva, a mesma palavra de onde se deriva a palavra diaconisa.
Terceiro Paulo diz que Febe" tem sido o amparo de muitos" isto é, ela colocava a si mesma e os seus bens, à disposição de quem estivesse necessitado. Era destemida, generosa,sensível às necessidades dos outros.
Em quarto lugar, Paulo acrescenta"...e de mim em particular" dando-nos a entender que em uma hora de necessidade na vida do grande apóstolo. Febe ministrou-lhe.
A essa mulher de negócios, Paulo entregou a incumbência de levar uma carta- o maior tratado teológico que a igreja de Cristo pussui-à igreja cristã em Roma, que instruiu a igreja à prestar-lhe todos e quaisquer serviços que ela necessitasse.
Em Febe, mulher de negócios do primeiro século cristão vemos as qualidades de compaixão, benignidade e lealdade..

" A mulher cristã, no exercício de suas atividades no mundo, na sociedade, no trabalho, assumindo as funções de participantes desse mundo tem como tarefa primordial, ajudar, temperar e melhorar o seu meio ambiente, assim como o sal e a luz atuam e melhoram, o ambiente em que operam. Sendo cristã, ela é a própria presença de Cristo na fábrica, na sala de aula, no balcão da loja, na casa da patroa onde trabalha como doméstica, na favela onde penetra como assistente social, no hospital onde suaviza a dor, no restaurante onde serve a mesa, no banco onde funciona como caixa etc......"
A mulher cristã desenvolve seu papel no mundo quando torna o mundo um lugar melhor, quando enfim, inclina os corações dos homens para Deus.

Nenhum comentário: