sábado, 4 de setembro de 2010

Generosidade


Generosidade: No dicionário do Aurélio: Disposição para a bondade e a indulgência: dar provas de generosidade.

Qualidade daquele que é generoso.
Liberalidade
Fazendo um devocional  na nossa reunião da MCA sobre Generosidade, debatemos sobre o que é ser generoso. Muitas vezes vemos pessoas doarem tanto e expressamos:Que pessoa generosa!Pensamos que ser generoso é aquela pessoa que por exemplo dá muito dinheiro às  instituições de caridade.Muitas pessoas doam aquilo que lhe é bastante, e é preciso até fazer essa " caridade" por motivos de não pagar tantos impostos. Nos enganamos e muito com o significado dessa palavra.
A bíblia nos traz em Provérbios 22.9: " O generoso será abençoado porque dá do seu pão ao pobre"
Aqui : dá do seu pão ao pobre   nos ilustra a reconhecer  que é do que ele tem naquele momento, o pão aqui onde o texto se refere é o unico elemento que ele tem, e que nos é pedido para  repartir, não se refere a algo que está sobrando, vemos aí o significado da palavra " Liberalidade". Ser generoso é querer repartir sem que a mão direita saiba o que faz a esquerda- Liberalidade: a pessoa não, tem nenhuma dificuldade em se doar, em se apresentar para fazer algo em favor de outra pessoa, não necessariamente dar um dinheiro ou um bem material, mas muitas vezes prestar um serviço, ajudar uma amiga que tem necessidades às vezes de uma palavra, ou fazer algo ( uma ajuda na casa, pois ela deve estar acamada e precisa de alguém que venha lhe ajudar)
. Vemos a extensão da palavra " generosidade".
Em Lucas 10:30 " E, respondendo Jesus disse: Descia um homem de Jerusalém  para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e, espancando-o, se retiraram deixando-o meio morto. E opcasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote, e, vendo-o passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele, e vendo-o moveu-se de íntima compaixão. E aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho, e, pondo-o sobre sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele"
Não se sabe nesse texto, qual foi a distância que esse samaritano percorreu a pé com o homem ferido no seu cavalo, o texto continua informando que aquele samaritano levou o homem a estalagem e com o dinheiro que ele tinha pagou uma parte para o homem ficar lá até que se recuperasse, e comprometeu-se a voltar e pagar qualquer dívida que ainda restasse. Esse samaritano cedeu os seus "direitos" para o homem ferido.
Provérbios 11:24( Há quem dê generosamente e vê aumentar as suas riquezas, outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza ( Proverbios 11.24).
Peça a Deus em suas orações que você não tenha dificuldades em ser generoso(a) no sentido amplo da palavra: em amor, em doação, em bens. Não somos capazes de ser generosos se não amamos.

Nenhum comentário: