quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Fortalecer o autoconceito nos filhos


A formação do Autoconceito nos filhos

Para fortalecer o autoconceito nos filhos, uma maneira é fazer uso do elogio bem merecido, acompanhado da crítica construtiva. É usar palavras como: Parabéns! Muito bem! Você se esforçou muito! Estou orgulhosa de você! etc.. ( Provérbios 25.11 diz: Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo). Seu filho precisa de muitas "maçãs de ouro" para fortalecer o seu auto conceito.

Efésios 4.29 diz: " Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promovert a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" Precisamos aplicar essa passagem ao nosso relacionamento com os nossos filhos.Ao elogiar,dê mais ênfase aos aspectos da personalidade da criança, e não ao seu físico. Desde pequena, é interessante a criança depender de sua beleza interior, para um conceito saudável, e não da sua beleza exterior ( I Pedro. 3,3e 4).

A crítica construtiva corrige sem maldade, ensina algo à criança para que ela faça o que é certo. Evite críticas destrutivas. Se a criança só ouve comentários negativos a seu respeito é isso que ela vai pensar sobre si mesma.

Outra maneira de transmitir o auconceito aos pequeninos é através do equilíbrio entre incentivá-los a darem o melhor de si no que fazem e ao mesmo tempo não esperar demais deles. É importante ajudá-los a identificarem seus talentos e suas capacidades.

parte do artigo da revista visão missionária ( por Prof. Elena Cowsert Key)

Nenhum comentário: