sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Arte da comunicação

Quando falamos da arte da comunicação, não estamos nos referindo a uma pessoa excessivamente faladeira. Comunicar implica em ouvir, tanto quanto em falar. Uma prezada senhora que era muito tagarela disse-me certo dia, com muita seriedade: "Não tenho a mínima dificuldade em me comunicar", mas a verdade é que ela estava redondamente enganada. O que ela realmente queria dizer era: "Não tenho dificuldade alguma para falar." Ela estava sempre falando. Seu marido nunca tinha a chance de expressar seus pontos-de-vista. Ela sabia exatamente o que pensava, mas raramente escutava as ideias do marido. E ele era um grande homem. Imagino que ele devia ter na mente uma grande riqueza de pensamentos armazenados que simples¬mente não podia expressar.


A comunicação sempre tem que ter dois lados. Ela implica em ouvir tanto quanto em falar. Um dos grandes problemas do relacionamento no casamento hoje é justamente a falta de comunicação adequada. As mulheres precisam orar a Deus pedindo uma língua controlada pelo Espírito, para saber quando devem manter silêncio e quando devem falar, e também como devem dizer aquilo que precisa ser dito.

Um dos principais ingredientes de uma boa comunicação é o amor. Em 1 Coríntios 13 encontramos uma lista de boas qualidades que, sem o amor, são nada. A descrição do amor que há neste capítulo, quando aplicada ao casal, poderá melhorar grandemente a linha de comunicação entre marido e mulher. Esta é a verdadeira comunicação no Espírito.

O amor... é paciente

O amor... é benigno

O amor... não se conduz inconvenientemente

O amor... não procura os seus interesses

O amor... não se exaspera

O amor... não se ressente do mal

O amor... não se alegra com a injustiça

O amor... regozija-se com a verdade

O amor... tudo sofre

O amor... tudo crê

O amor... tudo espera

O amor... tudo suporta

O amor... jamais acaba

Este amor ou capacidade de comunicação não poderá ser baseado na forma como seu marido a trata, mas é um dever. Quando aceitamos esta responsabilidade, as linhas de comuni¬cação estarão totalmente homens nos têm confiado. A maioria das mulheres não sabe com que facilidade suas observações podem influenciar a opinião de seu marido. Muitas vezes, uma breve palavra de queixa ou crítica, ou uma observação negativa pode modificar os pensamentos de um homem O amor... não arde em ciúmes

O amor... não se ufana

O amor... não se ensoberbece

Do livro “ A mulher controlada pelo espírito”

de

Beverly La Haye

Nenhum comentário: